Funcionamento

Segunda - Quinta: 7h00 - 20h00

Sexta: 7h00 - 19h00

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contate-nos

Telefone:  (27) 4009-2052

Email: pet.eletrica.ufes@gmail.com

Universidade Federal do Espírito Santo

Av. Fernando Ferrari, 514 Goiabeiras, Vitória - ES

CEP: 29075-910 - Brasil

Prédio Centro Tecnológico II - Sala PET

© 2019 por PET Engenharia Elétrica - Universidade Federal do Espírito Santo

PROJETOS

01

Acompanhamento Acadêmico

Esse projeto visa acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo da trajetória acadêmica com o objetivo de verificar o desempenho e levantar dados para uma análise e futuro retorno a representação discente do Departamento de Engenharia Elétrica.

04

EmpreendoPET

Este projeto visa proporcionar momentos de estudo, reflexão e troca de experiências com profissionais, os quais permitam fomentar nos alunos dos Cursos de Engenharia um espírito empreendedor, bem como qualifica-los melhor para essa fatia do mercado de trabalho em engenharia.

07

InterPET e DiaPET

O InterPET são reuniões quinzenais compostas por dois integrantes de todos os grupos PET da UFES, nas quais os alunos discutem assuntos relativos ao PET e fazem o planejamento das atividades realizadas em conjunto por estes grupos, como por exemplo o DiaPET. O DiaPET tem como objetivo discutir e deliberar sobre questões pertinentes ao programa, bem como criar um espaço de integração entre os petianos.

10

Minicurso de LaTeX

A atividade consiste no ensino dos princípios da programação de LaTeX, uma linguagem utilizada para a escrita de documentos técnicos e científicos pela sua facilidade de escrita de equações. Muitas das revistas de maior reconhecimento internacional aceitam somente a submissão de artigos nesse formato, o que torna tal conhecimento necessário.

13

PETCientífico

O objetivo principal do projeto é produzir artigos científicos e assim levar informações sobre a área de engenharia elétrica à população acadêmica. Proporcionar um desenvolvimento da escrita e enriquecimento da literatura cientifica Brasileira e ao final do projeto todos os participantes sejam aptos a elaborar um artigo científico.

16

SaúdePET

Os cursos da área tecnológica têm detectado o desenvolvimento de problemas psicoemocionais em seus alunos devido ao estresse e à ansiedade durante no decorrer do curso. Dessa forma, o grupo PET Engenharia Elétrica sentiu a necessidade de propor atividades que pudessem promover momentos de descontração e lazer, bem como provocar uma maior socialização do grupo e dos alunos do curso de engenharia elétrica da Ufes.

02

Aulas de Confecção de Placas de Circuito Impresso

As contribuições na disciplina de Práticas de Laboratório dos cursos de Engenharia Elétrica e de Computação consistem em aulas ministradas para a graduação. Tais aulas abordam o processo de confecção de placas de circuito impresso, um conhecimento necessário ao longo de diversas disciplinas no decorrer de ambos os cursos.

05

Grupo de Estudo de Raspberry

Este grupo de estudo tem como objetivo que o grupo PET adquira conhecimentos sobre a linguagem de programação Python e sobre a utilização da plataforma Raspberry no desenvolvimento de projetos, visando a preparação e a aplicação de um minicurso para a graduação no ano de 2020.

08

LINK

Além das atividades extracurriculares ofertadas pela própria IES, existem oportunidades que são interessantes para a formação do aluno de graduação (intercâmbios, estágios, voluntariados, etc). Tendo em vista a falta de divulgação das mesmas, o Link surge com o objetivo de suprir essa necessidade oferecendo informações sobre essas atividades.

11

Minicurso de Matlab

A partir de uma pesquisa feita através de formulários com alunos da graduação em Engenharia Elétrica da UFES, foi observado a demanda e o interesse dos alunos da graduação pelo software MATLAB. Ele é utilizado como ferramenta computacional em diversas disciplinas do curso.

03

Comissão MobilizaPET

A Comissão MobilizaPET, formada por integrantes de todos os grupos PET da UFES surgiu durante o DiaPET de 2017 com o intuito de defender o Programa de Educação Tutorial, bem como seus integrantes, discutindo também questões étnico-raciais, de gênero e LGBT nos grupos PET da Ufes. Para levar o assunto para fora da comissão, são planejadas rodas de conversa, palestras, entre outras atividades, as quais tratam dos assuntos citados.

06

Impacto do Sisu

A Ufes, no processo seletivo de 2017, aderiu ao Enem como único método de avaliação para o ingresso do aluno na universidade. Assim o impacto da implementação do Sisu na engenharia elétrica tem por objetivo comparar as possíveis mudanças do perfil do aluno antes e após a alteração desse processo.

09

Minicurso de Excel

Devido à grande procura por parte dos alunos e da importância dessa ferramenta na graduação para desenvolvimento de projetos, será ministrado o curso de Excel, abordando suas funções básicas e intermediárias. 

Com o conhecimento adquirido no curso os alunos serão capazes de resolver problemas estatísticos, fazer análises de dados e construção de gráficos, dentre outras atividades.

12

Mostra de Profissões

A Mostra de Profissões visa expor para o público externo as atividades e cursos existentes na universidade, mostrando o que está presente na trajetória de um estudante e, assim, contribuir para que os vestibulandos façam uma escolha consciente de que caminho tomar dentro da IES. 

14

PETSocial

Visto que a formação profissional vai além das salas de aula, o grupo se propõe a promover, ao longo do ano, atividades de cunho social e estas proporcionarão aos participantes uma melhor visão da sociedade, ampliando sua formação ética e social.

17

Visitas Técnicas

Visto que a formação profissional vai além das salas de aula, o grupo se propõe a promover, ao longo do ano, visitas técnicas que permitam ao aluno conhecer melhor o campo de atuação e o ambiente de trabalho (espaço, equipamentos e sistemas) nos quais um profissional da área está inserido. Estas visitas também podem proporcionar aos participantes o contato com profissionais e com suas experiências diárias, ampliando sua formação técnica, ética e social.

15

Recepção dos Calouros

Os alunos do PET recebem os novos ingressantes do curso, transmitindo as boas-vindas e informações básicas e importantes sobre a vida na universidade. Nesta oportunidade, o PET e sua missão também são apresentados. Nesse mesmo dia, o grupo PET apresenta aos novos alunos os laboratórios que serão utilizados por eles durante o curso, áreas comuns do CT e algumas localidades importantes da UFES.

18

Oficina de Arduino

Diversas disciplinas da graduação em Engenharia Elétrica exigem a utilização do Arduino para realização de projetos, mas os alunos não aprendem a utilizá-lo em nenhum momento do curso (nem em disciplinas obrigatória, nem em optativas). Esse projeto surge, portanto, como uma oportunidade de aprender e aplicar essa ferramenta amplamente utilizada na graduação.